A geração que criou o tipo Electric foi a primeira, na qual 11 monstrinhos elétricos foram introduzidos. Hoje, considerando todos os Pokémon já conhecidos, esse número cresceu para um total de 39, o que é igual a 6,01% dos Pokémon. Da mesma forma, existem hoje 20 técnicas do tipo. A geração V foi a maior responsável por esses valores, pois adicionou 11 Pokémon e 6 técnicas elétricas ao repertório. Antigamente, antes da quarta geração, todos os moves Electric estavam na categoria dos Especiais, uma vez que, utilizando-as, era possível ferir o oponente sem tocá-lo. Quanto ao TCG, o tipo está exclusivamente representado em Lightning.
Na batalha
O tipo Electric, no videogame:
É super efetivo contra: Flying, Water
É pouco efetivo contra: Dragon, Electric, Grass
Não tem efeito contra: Ground
Tem resistência a: Electric, Flying, Steel
Tem fraqueza a: Ground
É imune a: ---
O tipo Lightning, no TCG, geralmente:
É super efetivo contra: Water, Colorless
É pouco efetivo contra: Fighting
Tem resistência a: ---
Tem fraqueza a: Fighting
O Pokémon elétrico com maior base stat total, excluindo-se os lendários, é Electivire, com 540. Em contrapartida, aqueles com menor base stat do tipo, entre os que estão totalmente evoluídos, são Plusle, Minum e Pachirisu, com 405, cada.
Se tem algo em que esses Pokémon são expert, assim como todos os outros Electric, certamente é em deixar os oponentes paralisados. Com esse problema de status, um Pokémon tem 25% de chance, em cada turno, de não conseguir realizar sua técnica e também 25% de seu Speed reduzida (com exceção aos Pokémon com a habilidade Quick Feet, cuja Speed aumenta em 50% quando afetado por qualquer problema de status). A maioria das técnicas que causam paralisia no oponente é do tipo elétrico. Além disso, criaturas com a habilidade Static, que são todos Electric, tem 30% de chance de paralisar o inimigo que atingi-las com golpes físicos.
Por outro lado, o grande problema dos elétricos é o tipo Ground. Além de terem fraqueza a esse tipo, cujas técnicas são comumente usadas nas batalhas, não podem atacar Pokémon de terra e nem paralisá-los, pois Ground é imune a Electric e à condição de paralisia. Contudo, vale ressaltar que alguns monstrinhos facilmente contornam essas dificuldades: Joltik e Galvantula, por exemplo, por serem Bug/Electric, não tem fraqueza a Ground. Já Chinchou e Lanturn, sendo Water/Electric, podem nocautear facilmente Pokémon de terra com técnicas aquáticas. Além disso, há alguns elétricos que são também do tipo Flying, o que os torna imunes a Ground. Há ainda a família evolutiva de Magnezone, dos tipos Electric/Steel, os Pokémon com maior número de resistências de todos. Eles ainda são capazes de aprender Magnet Rise, uma técnica que os torna imune a ataques de terra. Todavia, nem sempre é preciso ser dual type para evitar o tipo Ground: a família evolutiva de Eelektross possui a habilidade Levitate, tornando-a imune à terra eliminando, assim, sua única fraqueza.
Os elétricos possuem, ainda, uma Speed e Special Attack excelentes. Dessa forma, nocauteiam facilmente os extremamente comuns tipo Water e tipo Flying. A técnica ideal para eles é Thunderbolt, com grande poder e precisão (accuracy). Porém, quando estiver chovendo, o recomendável é usar Thunder, que passa a aliar poder imenso com precisão ideal. Outro ponto bom dos tipo Electric é que apenas dois Pokémon são duplamente resistentes a ele: Zekrom e Rotom em sua Mow Form.
Zapdos é parte do Trio de Pássaros Lendários, que apareceu no segundo filme Pokémon. O bater de suas asas pode gerar raios poderosos.
Raikou é uma das Três Bestas Lendárias. Além de seu rugido simular um trovão, as nuvens de chuva que carrega o permitem disparar raios à vontade.
Thundurus, do Kami Trio, é odiado por destruir tudo por onde passa com seus raios, e representa o kami do trovão.
Se tem algo em que esses Pokémon são expert, assim como todos os outros Electric, certamente é em deixar os oponentes paralisados. Com esse problema de status, um Pokémon tem 25% de chance, em cada turno, de não conseguir realizar sua técnica e também 25% de seu Speed reduzida (com exceção aos Pokémon com a habilidade Quick Feet, cuja Speed aumenta em 50% quando afetado por qualquer problema de status). A maioria das técnicas que causam paralisia no oponente é do tipo elétrico. Além disso, criaturas com a habilidade Static, que são todos Electric, tem 30% de chance de paralisar o inimigo que atingi-las com golpes físicos.
Por outro lado, o grande problema dos elétricos é o tipo Ground. Além de terem fraqueza a esse tipo, cujas técnicas são comumente usadas nas batalhas, não podem atacar Pokémon de terra e nem paralisá-los, pois Ground é imune a Electric e à condição de paralisia. Contudo, vale ressaltar que alguns monstrinhos facilmente contornam essas dificuldades: Joltik e Galvantula, por exemplo, por serem Bug/Electric, não tem fraqueza a Ground. Já Chinchou e Lanturn, sendo Water/Electric, podem nocautear facilmente Pokémon de terra com técnicas aquáticas. Além disso, há alguns elétricos que são também do tipo Flying, o que os torna imunes a Ground. Há ainda a família evolutiva de Magnezone, dos tipos Electric/Steel, os Pokémon com maior número de resistências de todos. Eles ainda são capazes de aprender Magnet Rise, uma técnica que os torna imune a ataques de terra. Todavia, nem sempre é preciso ser dual type para evitar o tipo Ground: a família evolutiva de Eelektross possui a habilidade Levitate, tornando-a imune à terra eliminando, assim, sua única fraqueza.
Os elétricos possuem, ainda, uma Speed e Special Attack excelentes. Dessa forma, nocauteiam facilmente os extremamente comuns tipo Water e tipo Flying. A técnica ideal para eles é Thunderbolt, com grande poder e precisão (accuracy). Porém, quando estiver chovendo, o recomendável é usar Thunder, que passa a aliar poder imenso com precisão ideal. Outro ponto bom dos tipo Electric é que apenas dois Pokémon são duplamente resistentes a ele: Zekrom e Rotom em sua Mow Form.
Algumas técnicas do tipo Electric
Thunderbolt (Special) - Um forte raio elétrico é disparado no alvo. Pode também deixar o alvo paralisado.
Zap Cannon (Special) - O usuário dispara um raio elétrico como um canhão para causar dano e paralisar o alvo.
Volt Tackle (Physical) - O usuário eletrifica a si mesmo e se choca contra o alvo. É causado dano considerável ao usuário e o alvo pode ser paralisado.
Magnet Rise (Status) - O usuário levita por cinco turnos usando magnetismo eletricamente produzido (tornando-se imune a técnicas tipo Ground e a Toxic Spikes).
Wild Charge (Physical) - O usuário fica envolto em eletricidade e esmaga o alvo. Também causa pequeno dano ao usuário.
Obs: Para mais informações sobre a condição de paralisia e outros problemas de status, clique aqui.
Especialistas do tipo Elétrico
Certas pessoas bastante famosas gostam muito dos elétricos e, ao batalharem, preferem usá-los. Dentre esses famosos estão alguns Líderes de Ginásio. Que tal descobrir quem são eles logo abaixo?
Lt. Surge (Kanto) - Líder do Ginásio de Vermilion City --> Raichu, Electrode, Magneton, Electabuzz (utilizados na Batalha de Ginásio, em HeartGold & SoulSilver)
Wattson (Hoenn) - Líder do Ginásio de Mauville City --> Voltorb, Magneton, Electrike, Manectric (utilizados na Batalha de Ginásio, em Emerald)
Lt. Surge e Wattson |
Volkner (Sinnoh) - Líder de Ginásio de Sunyshore City --> Jolteon, Raichu, Luxray, Electivire (utilizados na Batalha de Ginásio, em Platinum)
Elesa (Unova) - Líder de Ginásio de Nimbasa City --> Emolga, Flaaffy, Joltik, Zebstrika (utilizados na Batalha de Ginásio, Modo Challenge, em Black 2 & White 2)
Os Pokémon tipo Electric
Os Pokémon desse tipo funcionam, muitas vezes, como aparelhos elétricos: se concentram mais nas cidades ou perto de usinas de energia, além de que se alimentam de eletricidade. Outros se comportam mais como raios, morando em nuvens de tempestades. Mas, como sempre, há exceções, que vivem em florestas, cavernas, campos, mares e montanhas. Curiosamente, há dois lugares bastante específicos, onde de encontram vários Pokémon do tipo, a Power Plant (Usina) de Kanto e a Chargestone Cave de Unova. Em relação aos hábitos alimentares, os tipo Electric que fogem à regra são os que gostam de frutas, berries, nozes, sementes ou mesmo carne. O curioso é que, sejam herbívoros, sejam carnívoros, esses Pokémon geralmente usam a eletricidade que geram para se alimentar, derrubando frutos ou presas.
Como já foi dito, muitos Pokémon desse tipo podem ser comparados a aparatos elétricos e máquinas.
Voltorb, por exemplo, lembra bastante uma Pokébola, pois, segundo rumores, ele nasceu quando esta foi exposta a uma intensa carga energética. Já Magnemite é um Pokémon cujo corpo apresenta vários parafusos. Elekid, por sua vez, tem antenas iguais a plugs, e Electabuzz evolui para Electivire ao ser trocado enquanto segura um Electirizer, uma caixa com grande carga elétrica também similar a tomadas - é como se Electabuzz precisasse ser ligado na tomada para evoluir! Existe ainda Rotom, que é dos tipos Electric/Ghost até "possuir" aparelhos eletroeletrônicos como torradeiras, máquinas de lavar roupa, freezers, ventiladores e cortadores de grama, substituindo seu tipo secundário por Fire, Water, Ice, Flying ou Grass, respectivamente. Por fim, Zekrom tem um rabo parecido com um gerador elétrico no formato e na função, que é produzir a energia que esse lendário usa para disparar raios.
Rotom e suas formas alternativas |
O tipo Electric é, também, o dos mascotes da franquia. A cada geração, pelo menos um roedor elétrico com bochechas que armazenam energia é criado.
Os roedores elétricos |
Pikachu, o primeiro deles (e o mais importante), é muito inteligente e independente, além de que conquistou o mundo com sua simpatia e fofura. Ele tentará morder aquele que puxar seu rabo.
Raichu, evolução de Pikachu, é mais agressivo ainda. Mas continua inteligente, sempre aterrando seu rabo quando está com muita eletricidade, evitando ferir a si e a seus amigos.
Pichu, pré-evolução de Pikachu, é bastante brincalhão. Ele tem dificuldade em controlar a energia que armazena, acidentalmente dando choques em outros de sua espécie.
Plusle e Minun adoram torcer para seus amigos que estão batalhando, criando pompons de líderes de torcida feitos de faíscas. Ser exposto à eletricidade dos dois simultaneamente faz bem à saúde.
Pachirisu sempre compartilham com os outros a energia que têm. Para isso, eles esfregam as bochechas um no outro.
Emolga usa as membranas de seus braços para planar entre as árvores. Ao mesmo tempo, ele dispara faíscas elétricas.
São igualmente importantes os lendários do tipo. Veja abaixo quem são eles:
Zapdos, Thundurus, Zekrom e Raikou, da esquerda para a direita |
Raikou é uma das Três Bestas Lendárias. Além de seu rugido simular um trovão, as nuvens de chuva que carrega o permitem disparar raios à vontade.
Thundurus, do Kami Trio, é odiado por destruir tudo por onde passa com seus raios, e representa o kami do trovão.
Zekrom, membro do Tao Trio, tem traços sólidos e rígidos. Por outro lado, ajudará aquele que quiser construir um mundo com a leveza dos sonhos. Foi protagonista do filme de número catorze da franquia.
As histórias do tipo Electric são divertidamente chocantes!
Referências: Bulbapedia, twitterdex.net, ushio-missingno.deviantart.com,
nationalpokedex.tumblr.com, crazygallery.info
Para referências específicas de uma imagem, clique sobre ela.
Espero que tenham gostado ^^
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