terça-feira, 4 de março de 2014

Tipos de Pokémon


Tipos Pokémon são classificações a que estão submetidos todos os Pokémon e técnicas (moves). Atualmente há 18 tipos, sendo que dois deles foram introduzidos na segunda geração (Dark e Steel), e o último foi criado na sexta geração (Fairy). A partir dos tipos, além de ser possível conhecer um pouco mais a natureza de cada Pokémon, dá também para elaborar estratégias de batalha. Isso porque cada tipo tem vantagens e desvantagens sobre outros tipos, conforme a tabela abaixo. Ghost, por exemplo, é super efetivo contra Psychic e Ghost, pouco efetivo contra Dark e Steel e não tem efeito sobre o tipo Normal.
Tabela de vantagens e desvantagens de tipos (válida a partir da Geração VI)

Cada Pokémon pode pertencer a até dois tipos, sendo o primeiro deles o primário e o outro, o secundário. Charizard, por exemplo, é Fire/Flying, enquanto que Pikachu é apenas Electric (é um Pokémon Electric puro). Por outro lado, cada técnica tem só um tipo. Um Pokémon pode ter até quatro técnicas, mas elas não precisam ser do mesmo tipo que a criaturinha. Exemplificando: Pikachu, mesmo sendo só Electric, pode aprender Iron Tail, técnica do tipo Steel. Contudo, quando o tipo da técnica e o do Pokémon que a aprendeu coincidem, o poder da técnica aumenta em 50% (isso é chamado de STAB = Same Type Attack Bonus = Bônus do Ataque de Mesmo Tipo). Além disso, geralmente um Pokémon tem a possibilidade de aprender mais técnicas de seu(s) tipo(s) do que de quaisquer outros.


Os tipos

Os 18 tipos que existem hoje no mundo Pokémon são elementos que encontramos em nosso dia-a-dia, seja na natureza (fogo, água, planta), seja nas lendas e histórias (fantasma, dragão, fada). Alguns tipos também são mais referentes a comportamentos de pessoas e animais (noturno, psíquico).

Como já foi dito, foi apenas na segunda geração que foram introduzidos os tipos Steel e Dark, o que gerou, inclusive, uma mudança nos tipos de alguns Pokémon da primeira geração: Magnemite e Magneton ganharam o tipo Steel para complementar o Electric que já possuíam. O mesmo ocorreu quando foi criado o tipo Fairy, na sexta geração: alguns Pokémon, como Jigglypuff, adquiriram Fairy como tipo secundário (ficando Normal/Fairy).

Havia também um tipo especial, introduzido na segunda geração, mas que foi abolido na quinta geração. O tipo ??? não abrangia nenhum Pokémon por meios normais e se manifestava regularmente em apenas uma técnica, Curse (hoje pertencente ao tipo Ghost). Mais detalhes a respeito desse tipo se encontram abaixo.

Outro caso à parte é o do tipo Shadow (sombra). Formalmente ele não existe, apesar de que nos jogos Pokémon Colosseum e Pokémon XD: Gale of Darkness, ambos da plataforma Nintendo GameCube, há os Shadow Moves, aprendidos apenas por Pokémon Shadow. Essas técnicas não têm um tipo específico, mas são incluídas pelos fãs no ilusório tipo Shadow.

Há também uma série de tipos chamados de Glitch types, um fenômeno que não se manifesta no jogo regular, apenas nos Glitch Pokémon, nada mais nada menos que erros na programação dos jogos da franquia.

Pela classificação antiga, o tipo Fire era Especial 
Os 17 tipos existentes na terceira geração eram então separados em dois grupos que classificavam suas técnicas em Físicas e Especiais. As Físicas são aquelas em que o Pokémon precisa fazer contato com o adversário para atacá-lo, diferentemente das Especiais, que causam dano sem a necessidade de contato físico. Isso serve para diferenciar as técnicas quanto aos stats necessários para sua realização e/ou para que se resista à sua ação. Técnicas físicas lidam com o Attack do Pokémon atacante e Defense do Pokémon que é atacado, enquanto que as especiais lidam com o Special Attack e Special Defense dos respectivos Pokémon. Você pode conferir em que grupo se enquadrava cada tipo clicando na lista de tipos que se encontra no fim da matéria. Com uma mudança na quarta geração, além de ter surgido a classificação Status, cada técnica passou a ser colocada individualmente em seu grupo, não importando seu tipo.

Obs: Técnicas no grupo Status não causam dano direto no oponente, mas podem mudar as condições climáticas ou alterar os stats e a habilidade dos Pokémon ou ainda provocar problemas de status em Pokémon que estão na batalha, dentre outros efeitos.


Combinações de tipos

Bulbasaur, Pokémon tipo Grass/Poison
A combinação de tipos é algo que aumenta o leque de possibilidades de técnicas de um Pokémon. Considerando os atuais 18 tipos, seria possível fazer 171 diferentes combinações (considerando que as combinações Bug/Poison e Poison/Bug, por exemplo, são a mesma coisa). Muitas delas já foram feitas; outras, continuam inéditas. E é notável como os diretores da franquia tentam cada vez mais criar novas reuniões de tipos. Afinal, segundo a Bulbapedia, a quinta geração foi a que mais introduziu Pokémon com combinações exclusivas de tipos; foram 32.

O tipo que mais se combina com os outros é o Water. O único que nunca se associou com ele é o Fire, o que faz com que um Pokémon de tipos Water/Fire seja um dos mais requisitados pelos fãs para as próximas gerações.

Uma característica geral da combinação de tipos é fazer com que o Pokémon que a possui ganhe novas fraquezas, resistências e imunidades em relação a outros tipos. Usando o lendário Moltres (Fire/Flying)
como exemplo:
Moltres
   Sendo um Pokémon tipo Fire, deveria ter fraqueza a Water (2x). Sendo tipo Flying, deveria receber dano normal de Water (1x). Resultado: Moltres tem fraqueza a Water (2 x 1 = 2).
   Sendo tipo Fire, deveria ser resistente a Ice (1/2x). Sendo tipo Flying, deveria ter fraqueza a Ice (2x). Resultado: Moltres leva dano normal de técnicas Ice (1/2 x 2 = 1).
   Sendo tipo Fire, deveria ter fraqueza a Ground (2x). Sendo tipo Flying, deveria ser imune a Ground (0x). Resultado: Moltres é imune a técnicas Ground (2 x 0 = 0).
   Sendo tipo Fire, deveria ter fraqueza a Rock (2x). Sendo tipo Flying, deveria ter fraqueza a Rock (2x). Resultado: Moltres é duplamente fraco a Rock (2 x 2 = 4).
   Sendo tipo Fire, deveria ter resistência a Bug (1/2x). Sendo tipo Flying, deveria ter resistência a Bug (1/2x). Resultado: Moltres é duplamente resistente a Bug (1/2 x 1/2 = 1/4).

A combinação de tipos mais vantajosa até hoje é Ghost/Dark (ou Dark/Ghost), dos Pokémon Sableye e Spiritomb. Ela faz com que esses Pokémon não tenham fraquezas, pois as fraquezas de um tipo são compensadas pelas vantagens/imunidades do outro.


Anime e TCG

A lógica de vantagens e desvantagens estabelecidas nos videogames da franquia muitas vezes não é seguida em outras mídias, como o anime e o TCG. Não era incomum vermos nas primeiras temporadas do anime, por exemplo, o Pikachu de Ash nocautear Pokémon de terra com ataques elétricos. Ainda mais recentemente, continuava sendo possível técnicas do tipo Ghost acertarem Pokémon Normal. Hoje, porém, já se toma mais cuidado com isso no desenho, para que as batalhas fiquem com regras um tanto mais semelhantes às dos videogames. Já no TCG (Trading Card Game), Pokémon tipo Fire tem desvantagem contra o tipo Ice, assim como Electric costuma perder para Fighting. Isso porque, no TCG, cada tipo representa um ou mais dos tipos dos videogames, afinal há apenas 10 deles no TCG (contra os 18 dos videogames). Para entender a relação de tipos TCG – videogame, observe a tabela abaixo (clique na imagem para ampliar):


Obs: No anime, apesar de haver algumas incoerências de relações de vantagem e desvantagem com os jogos, sempre é reforçada a ideia de que não são os tipos dos Pokémon que determinam o resultado de uma batalha, mas a experiência dos monstrinhos e de seu treinador. Essa mesma lógica aparece nos jogos, em que Pokémon com nível maior têm mais chances de ganhar.


Um pouco mais sobre cada um

Clique em um tipo para descobrir mais a seu respeito:

   Normal

   Fogo

   Água

   Grama

   Elétrico

   Gelo

   Lutador

   Veneno

   Terra

   Voador

   Psíquico

   Inseto

   Pedra

   Fantasma

   Dragão

   Noturno

   Metálico

   Fada

   ???

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright 2014. Tecnologia do Blogger.
Master Ball - Pokemon

Anúncios

}